Vamos, Bonitas!: Repondo Queratina!
Image Map

09/08/2012

Repondo Queratina!

Oi gentee, tudo bem?
Bem...hoje vim falar de dois processos que podemos fazer em casa (siim, podemos!) para repor a queratina perdida dos cabelos.
(Fonte da imagem: http://www.batelli.com.br)

Para quem não sabe Queratina é uma proteína que compõe 90% dos cabelos e com as agressões do dia-a-dia vai se perdendo...por isso precisamos repor, na hidratação ou em processos que aplicam diretamente a queratina nos fios com o auxilio do calor. Como assim?
Você já deve ter ouvido falar sobre cauterização ou banho/choque de queratina, né? Pois bem..esses processos são justamente para repor a queratina perdida diariamente, de forma natural ou acelerada pelas agressões (secador, prancha, alisamento, coloração...). 
Mas, é importante deixar claro que você só precisa partir para este tipo de tratamento se seus cabelos estiverem  muito danificados, ressecados, porosos...ou seja, precisando mesmo! Para os cabelos que não estão neste estado tão extremo, indico usar uma BOA hidratação e já será suficiente.
Vamos lá diferenciar esses dois processos?

Choque de Queratina:
1º- Lave os cabelos pelo menos duas vezes com shampoo anti-resíduos...não esfrega parecendo que vai arrancar os cabelos, tá, porque isso danifica os fios.
2º- Agora tire o excesso de água com uma toalha (não esfrega, peloamor!) e aplique queratina líquida (pode ser pura, com colágeno...pesquisa direitinho e vê uma marca que valha a pena), massageie mecha a mecha e não passe produto na raiz. Deixe nos cabelos por 15 min e enxague com água fria.
3º- Depois use uma boa hidratação, reconstrutora de preferência, e aguarde o tempo recomendado.
4º- Pronto, bonita. Agora é escovar e pranchar (passar até 4 vezes em cada mecha, por favor, não queime seu cabelo..). É importante realizar os dois processos quando fizer o Choque porque isso potencializa o resultado..pelo menos foi o que eu percebi.

Cauterização:
Por ser mais trabalhoso pra fazer sozinha em casa, não gosto muito de fazer...dou o Choque de Queratina e acho suficiente para meus fios.
Vamos lá:
1º- Lave os cabelos com anti-resíduos (como no Choque);
2º- Agora neste caso você aplica uma hidratação power, pode por ampola de tratamento também, aguarda o tempo da hidratação e enxague;
3º- Aplique a queratina mecha a mecha e não passa na raiz, tá?
4º- Sem enxaguar, com ar morno (quentão não, tá?) seque os fios. Não precisa fazer escova.
5º- Depois passe a prancha (até 4 vezes em cada mecha). Não gosto de passar mais que isso pra não queimar meu cabelos.
Pronto..o processo está terminado...agora aguarde pelo menos dois dias para lavar (por isso não gosto muito de fazer este processo)
Os cabelos não vão ficar de cara lindos, sedosos e não sei o que...só depois que você lavar e secar novamente. Mas, com certeza estarão bem mais fortes..você verá a diferença.

Gente, outra coisa, indico fazer esses processos nos fios a cada 15 dias se seus cabelos forem muiiito danificados, ou uma vez no mês. Eu não faço sempre..fiz logo quando dei luzes...tava fazendo toda semana...mas agora faço uma vez no mês, nos outros dias intercalo hidratação, nutrição e reconstrução (falaremos sobre isso depois). Outra coisa, Queratina em excesso faz mal!
Caso você não tenha prancha nem secador..o choque de queratina vai ajudar. Se você não tem secador, não indico passar a prancha no cabelo molhado, mesmo ela sendo específica para isso (não confio), sendo assim deixe o cabelo secar naturalmente e passe a prancha. Se não tem prancha só seca, tá gata?

Eu uso a queratina da Charis que também possui colágeno e não precisa enxaguar. Tem mil e uma utilidades e em breve vou fazer uma resenha dela contando tudo! haha'

* Quero deixar bem claro aqui que não sou cabeleireira nem esteticista, nem cosmetóloga...ainda (ha')...estou apenas iniciando neste ramo da beleza e tudo que eu coloco aqui no Blog é de acordo com o meu pouco entendimento, de pesquisas que faço e de experiências minhas. Se você quiser experimentar...faz, mas, toma cuidado..lembre-se de usar o bom senso e de que tudo em excesso faz mal!

Vou ficando por aqui, espero que aproveitem a dica e me contem nos comentários, tá?
Até mais!

22 comentários:

  1. Tenho medinho de fazer esses procedimentos, pois acho que meus fios não estão danificados a esse ponto. Mas gostei das dicas, essa forma de fazer cauterização eu não conhecia, eu aplico a queratina pauso e depois aplico a máscara ou a ampola.É ótimo aprender coisas novas! Beijos!
    quimicadoscabelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, flor..e se seu cabelo não precisa não faz mesmo pq queratina demais quebra os fios..firam duros..horríveis..rs
      Enfim..eu me esforço p fazer estes procedimentos em casa, e meus cabelos respondem super bem.
      Brigada pela visita! Beijo!

      Excluir
  2. Oi flor,fiz a cauterização,não dessa forma,mas com o kit da kerafix,ficaram bem mais fortes pois estavam quebradiços. Obrigada pela dica,vou testar desse jeitinho que explicou :)

    Bjs

    www.moreninhadesigner.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é..creio que esse não seja o único jeito de cauterizar. E eu vou testar esse da Kerafix.
      Faz sim, flor e me diz se gostou!
      Beijos e brigada pela visita!

      Excluir
  3. Vou tomar vergonha na cara e continuar no meu. hahahaha. Valeu a dica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, amore..isso faz diferença em cabelos danificados!
      Brigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi querida!

    Não posso fazer esses procedimentos em casa porque faço escova definitiva e não posso usar o shampoo anti-resíduos. Mas acho super válido você dar dicas e ensinar como fazer em casa, porque gasta-se bem menos.

    Beijos da Kika/Blog Acessarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Kika, gastamos beem menos. E no seu caso é só usar um shampoo sem sal indicado para cabelos com progressiva (fiz uma pesquisinha..rs)
      Beijos, gata!

      Excluir
  5. Amoree, adorei o post e gostei de cada cantinho do blog!
    Tá de parabéns!!
    Beeijoos e sucesso!


    www.nosdivaas.com

    ResponderExcluir
  6. otimas as dicas ^^
    http://conxistasonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Quero fazer esse choque de queratina,amiga...Indica uma marca ai, pq tou por fora..Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, a queratina que eu uso eu linkei no post..da Charis, super indico e já falei dela p vc!..e o processo é este ai!
      Se quiser eu te ajudo a aplicar! Beijos!

      Excluir
  8. Olá querida,eu faço sempre isto,tenho uma pomada capilar (choque de queratina),é muito boa...Vim conhecer seu blog hoje e gostei muito e já estou seguindo,agradeço se puder retribuir...espero sua visitnha lá.Bjs e sucesso!!
    http://sumorenaflor.blogspot.com.br/
    Susy Mara*Suh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haaa, esse processo é mara, né?
      Brigada pela visita, flor!
      Claro que já estou indo lá..beijos!

      Excluir
  9. Oi querida, obrigada por visitar meu blog! Já estou seguindo o seu, está de parabéns!!
    =)

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  10. flor estou fazendo um curso de cabelereiro, estou com dificuldade no modolo de transformação, o shapu q devo usar condicionador, minha professora não explica muito queria um pouco de sua opinião. uma boa noite... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, detalhe a sua dúvida que se eu tiver conhecimento suficiente esclarecerei com prazer. =D
      Beijo!

      Excluir

Aqui você expõe sua opinião, dá dicas e tudo mais...fique a vontade!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *









Curta a nossa página!